Postagem em destaque

Bem Vindo!!!

Bem vindo ao meu espaço de divulgação da minha arte e também da minha vivência como ser humano criativo!!! Aqui vocês encontrarão não só u...

17 de jun. de 2015

Fazendo Fermento Natural - A Saga da Cris

Todas as vezes que eu vou cozinhar algo que eu preciso de um ingrediente que não sei o que é exatamente fico com aquela curiosidade!! Daí fico intrigada e realmente incomodada em não ter o controle do que estou ingerindo. Esse foi o caso do fermento biológico.

Adoro fazer pães diversos, esfihas, massas e pizzas, mas em quase todas as receitas tem o tal do fermento biológico, e já me vi em situações que rodei 4 ou 5 mercados em busca do fresco sem sucesso (particularmente não sou fã do seco, além de ser mais incógnito, não dá o mesmo resultado final). Afinal, o que é isso??

Fermento biológico destes de tablete nada mais é que: Saccharomyces cerevisiae.

Cuma?????? Em português - levedura ou levedo. Sim, aquele mesmo da cerveja. Um fungo que se alimenta do açúcar natural contido no trigo e que faz a massa crescer. Esse fungo é super benéfico para a nossa saúde pois ajuda na nossa flora intestinal. Além disso, pães ricos em levedura costumam sustentar mais, pois tem mais proteína, portanto, comemos menos e a balança super agradece.

Depois de acessar a este conhecimento entre muitos outros detalhes legais, resolvi criar eu mesma meus bichinhos para me dar pães mais saudáveis.
Então, depois de passar hooooooraaaaaas pesquisando na internet, fiz o que costumo fazer, o meu jeito de fazer o tal fermento. Então comecei, e vou colocando aqui a minha saga para vcs irem acompanhando pois ainda não está pronto (demora uns 7 dias em média)

DIÁRIO DE UM FERMENTO:

1 - 16/06/2015 - 1h30 da madrugada (2ªf para 3ªf)
Num pote de vidro esterilizado misturei 3 colheres de farinha integral de qualidade e 3 colheres de água filtrada, tampei com papel toalha e elástico, furei o papel com uma agulha e reservei na despensa, última prateleira de cima para ter menos interferências possíveis.





2 - 17/06/2015 - 1h30 da madrugada (3ªf para 4ªf)
Não aconteceu muita coisa, não cresceu, apenas escureceu um pouco, mexi bem. O cheiro estava forte mas sem acidez, cheiro de farinha integral.
17/06/2015 - 11h30 da manhã
Dei uma espiada por fora do pote, pura curiosidade, cresceu metade do tamanho e estava com bolhas bem visíveis.

3 - 18/06/2015 - 1h20 da madrugada (4ªf para 5ªf)
Havia muitas bolhinhas, o cheiro já mais semelhante ao dos fermentos em tabletes, por baixo da massa formou um líquido amarelado. Adicionei 3 colheres de farinha integral mais 3 colheres de água filtrada, mexi bem e guardei novamente da mesma forma.



4 - 19/06/2015 - 1h30 da madrugada (5ªf para 6ªf)
Sem muita evolução, com bolhas e o líquido amarelado novamente. Adicionei 3 colheres de farinha branca e 2 colheres de água filtrada. Misturei bem e guardei igualmente.

5 - 20/06/2015 - 1h20 da madrugada (6ªf para sábado)
 Mesmo processo




6 - 21/06/2015 - 2h da madrugada (sábado para domingo)
Aí sim, dobrou de tamanho (notem a marca do dia anterior feita com caneta marca texto)!!! Não formou mais o líquido, a textura estava bem aerada, tipo de mousse, e o cheiro estava muito agradável. Cheiro de pãozinho recém saído. Dividi a mistura em dois potes iguais pois fiquei com dó de jogar fora a metade como é recomendado em algumas receitas, e também para poder experimentar processos diferentes no futuro, chamei a mistura originária de Adão e a segunda de Eva. Adicionei novamente 3 colheres de farinha branca e água nas duas e reservei da mesma forma dos dias anteriores.



7 - 22/06/2015 - 0h (domingo para segunda)
Dobrou novamente!! Mesmas características. Adicionei novamente farinha e água, entretanto na Eva coloquei quantidades equivalentes e no Adão coloquei mais farinha do que água. Reservei.
Durante o dia o aroma de pão gostoso invadiu o armário da dispensa e o volume dobrou logo pela manhã.




8 - 23/06/2015 - 1h30 da madrugada (segunda para terça)
O Adão dobrou e a Eva quase dobrou, mas as duas massas estavam lindas, textura de mousse bem feito e aroma maravilhoso. Coloquei um pouco do Adão na Eva para equilibrar as quantidades, pesei os dois e estavam com 150 gramas cada um, e então adicionei 75 gramas de farinha branca e 75 gramas de água. Misturei e agora já dá para perceber que os meus bichinhos estão prontos, 1 hora depois eles estavam quase transbordando o pote, visualizem a última marca que fiz no Adão, foi logo depois da mistura.
Então agora vou guardar a Eva na geladeira para dormir e o Adão já vou por para trabalhar amanhã mesmo! Daí eu volto para contar!!
bjksssss

3 comentários: