Postagem em destaque

Bem Vindo!!!

Bem vindo ao meu espaço de divulgação da minha arte e também da minha vivência como ser humano criativo!!! Aqui vocês encontrarão não só u...

23 de jun. de 2015

Receita de Pão de Forma Integral com Fermento Natural

Seguindo a filosofia "a dança de dentro para fora", nada melhor para cuidar da boa forma e saúde de um corpo dançante (e também do não dançante kkkk) do que adotar os integrais, e se for feito em casa, sem os "antes" da vida, muito melhor pois estaremos sabendo exatamente o que estamos consumindo.

Hoje foi a vez de fazer pão integral em casa. Além de obviamente mais saudável do que os industrializados, fica muito mais saboroso e custa muito mais barato, porque os preços dos pães de forma integrais ultimamente estão um abuso!! Acreditem, vale a pena em todos os sentidos!

Outra coisa que eu tenho percebido é que fazer pães e massas é uma excelente terapia pois nos força a exercer coisas que estão se tornando muito raras hoje em dia como a paciência, o cuidado, o compartilhar pois dificilmente fazemos um pão enorme para comer sozinhos e a espera. Na era do imediatismo, quem aprende a esperar e a controlar a ansiedade é que nem míope em terra de cego!



Esta receita foi uma invenção minha a partir das coisas que aprendi sobre pães e massas e também seguindo a minha intuição, outro grande exercício que costumo por em prática na cozinha. Por isso nomeei este pão de "pão integral da Cris", mas uma dica importante é que as medidas são aproximadas já que costumo fazer "a olho", ou seja, sempre vai variar um pouquinho.

Ingredientes:
250 gr de farinha integral de qualidade
300 gr de farinha branca de qualidade
200 gr de fermento natural (clique aqui para ver como eu fiz), se quiser usar o de tablete, 15 gr (1 tablete) é suficiente, mas não sei se o resultado é o mesmo pois nunca fiz
1/2 xícara de açúcar mascavo peneirado
2 colheres de sopa de açúcar orgânico
2 colheres de sopa de azeite
sal a gosto (eu coloquei aproximadamente 1 colher de sopa cheia, ainda quero usar o sal marinho nessa receita, mas rodei 3 mercados sem sucesso...snifff)
250ml de água morna (eu coloquei 200ml de água e 50ml de soro de coalhada que reservei quando fiz queijo fresco, clique aqui)
pitada de canela (opcional)

Modo de Fazer:
Misture as farinhas e o açúcar mascavo (deixe uns 50gr de farinha branca para usar na sova da massa). Uma dica importante é que eu nunca coloco toda a farinha, só a integral, pois prefiro ir adicionando a farinha branca para dar o ponto, ou então pode-se dar o ponto da massa com a parte líquida, tanto faz)

Dilua o açúcar orgânico no líquido morno e misture ao fermento. Junte as duas misturas e o azeite até formar a massa. Sove bastante até dar uma boa liga e só então coloque o sal e a canela.

Sovar é um dos segredos para uma massa leve e macia pois esse ato adiciona ar que é o combustível da massa, então não economize, divirta-se e quando perceber que está bem lisinha e macia daí coloque para descansar aproximadamente umas 2 horas ou até crescer pelo menos uns 60%.

Abra a massa em um retângulo (a minha ficou tão macia que não precisei usar rolo), enrole como um rocambole e coloque numa forma para pão de forma ou bolo inglês.
Salpique canela e sementes se quiser e deixe descansar por mias 1 hora.

Asse em fogo médio (180 graus). E sirva-se depois de pronto e amornado!!!

Rendeu um pão de 800gr, equivalente a 2 daqueles industrializados!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário