Postagem em destaque

Bem Vindo!!!

Bem vindo ao meu espaço de divulgação da minha arte e também da minha vivência como ser humano criativo!!! Aqui vocês encontrarão não só u...

17 de jun. de 2015

Receita de Pão Francês feito em casa

Estou cada vez mais na onda de fazer meus próprios alimentos pois nada melhor para a nossa saúde do que sabermos o que estamos consumindo, a quantidade de ingredientes e sem aqueles famosos "antes" (conservantes, estabilizantes, corantes, emulsificantes...)

Então resolvi me aventurar no pão francês e me surpreendi com o resultado, a simplicidade e facilidade da receita. Requer apenas tempo e paciência, uma verdadeira terapia que vale muito a pena não só pelo exercício da espera, como pela aplicação de conceitos que ficaram lá atrás nas aulas de química, matemática e física, ou seja, um verdadeiro estímulo ao nosso cérebro. Além disso posso afirmar que gasta bastante calorias na parte da sova, o que nos libera totalmente da culpa na hora de saborear.



Também muito útil para brasileiros que moram no exterior e mooooorreeeeeeeem de saudade desta delícia, ainda mais com um queijinho fresco que você também pode fazer em casa, confira aqui a receita!

Então, chega de papo e vamos lá!!

Como fazemos em casa, usei pouca quantidade de ingredientes que renderam 8 pãezinhos, para fazer mais, basta aumentar tudo proporcionalmente.

Ingredientes: (use medidores pois a proporção nesta receita é muito importante)
300gr de farinha de trigo de boa qualidade
150ml de água bem gelada
15gr de fermento biológico
6gr de sal (2 colheres de chá)
3gr de açúcar (1 colher de chá)
3gr de melhorador de farinha (1 colher de chá)
1 colher de chá de margarina ou banha



Modo de fazer:
Misture bem numa vasilha a farinha, o melhorador, o açúcar e o fermento bem esfarelado.
Adicione a margarina e vá adicionando a água e misturando, é meio duro, se você tiver um multiprocessador para bater a massa nesta etapa facilita muito, depois que tiver homogênea comece a sova da massa, pelo menos uns 10min de estica e puxa, se necessário vá polvilhando farinha para não ficar grudando na mesa, é nessa hora que eu adiciono o sal, e vá sovando até ficar bem branquinha e bonita.
Polvilhe a farinha na vasilha e coloque a massa para descansar cobrindo com um pano de prato por uns 30min.
Retire um pouco do ar da massa e faça uma linguiça com ela para dividi-la igualmente em mais ou menos 8 partes.
Abra com as mãos fazendo um retângulo e vá enrolando que nem um rocambole, fica parecendo um bebezinho que cabe na palma da mão. (fica tão bonitinho). Ajeite numa forma com bastante espaço entre os pães e faça o risco transversal típico do pão francês.
Deixe descansar, até dobrar de tamanho, o tempo depende da temperatura ambiente mas é importante ter paciência, espere até dobrar de tamanho, o meu demorou umas 2 horas.
Deixe o forno bem quentão, eu costumo ligar no começo do processo principalmente em dias muito frios pois massa não gosta de frio, pouco antes de assar os pães coloque uma assadeira no fundo e deixe ela lá esquentando.
Borrife água nos pães já crescidos, é essa água que vai dar aquela casquinha crocante. Na padaria eles tem o forno vaporizado, como em casa não temos isso, borrifamos água no pão e aí está o porque da assadeira.
Antes de colocar os pães para assar, jogue água nessa assadeira e fará um vaporzão. Coloque então para assar. Quando estiverem dourados está pronto (o meu demorou uns 20min). E pronto!!! Pode consumir na mesma hora, com aquela manteiga que derrete ao passar no pão fica demais!!!

Dica: este vídeo me ajudou muito. Embora eu não tenha seguido a risca, vale a pena assistir!!

Espero que gostem, daqui uns dias farei pão italiano, mas para isso estou fazendo meu prórpio fermento que pretendo usar para sempre para deixar de comprar industrializado mais esse item.

Veja a saga do meu fermento, clique aqui!!

Até mais!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário